A terapia manual se refere a um conjunto de técnicas fisioterápicas em que o profissional vai usar as mãos, somente as mãos para tratar o paciente.
A terapia manual serve para manipular tecidos moles e articulações, agindo na dor, inflamações e restrições de movimentos.
Diferente do que muitas pessoas pensam, esse conjunto de técnicas não tem relação com massagem.
Entre as técnicas que podemos citar dentro da terapia manual estão:
Utiliza a manipulação manual da fáscia que é uma rede de tecidos que recobre todo nosso corpo, esse método tem por objetivo a melhora do movimento corporal;
Utiliza a fricção transversal dos tendões;
É utilizada em articulações para alongar ou liberar determinadas estruturas para promover o alívio de dores e normalização dos movimentos.
É um método que consiste num programa de movimentos prescritos pelo fisioterapeuta para alívio de dores músculo esqueléticas.
É um método auxiliar para tratamento de dores musculares, nos tendões, ligamentos… para resolver contraturas, aderências e nódulos sensíveis na fáscia (rede de tecido que recobre os músculos).
É uma técnica manual de avaliação e diagnóstico do tecido neural que pode estar comprometido, limitando a mobilidade por meio de articulações e músculos.
Por meio da terapia manual é feito o tratamento diretamente na causa e não apenas sobre os sintomas, que são consequência de uma disfunção neuro-músculo-esquelética, assim sendo o profissional tem formação qualificada para diagnóstico e tratamento ortopédico em geral.