A fisioterapia reumatológica visa o tratamento de patologias degenerativas que afetam o sistema osteo-articular.
Diante de um paciente que sofre de uma doença crônica e degenerativa o objetivo da fisioterapia é minimizar dores e incapacidades geradas pela enfermidade através da aplicação de terapia manual, atividades que estimulem a movimentação articular e recursos eletroanalgésicos para prevenir a instalação de deformidades, diminuir o agravamento de deformidades já existentes e assim levar a uma melhora da qualidade de vida do paciente.
As metodologias fisioterapêuticas mais utilizadas em alterações reumatológicas são:
Essas metodologias agem de forma analgésica, antiinflamatória e cicatrizante. Além dessas técnicas podem ser usados exercícios específicos, alongamentos, massagens e mobilizações para atingir o resultado desejado na melhora de qualidade de vida do paciente.
As chances de desenvolver essas doenças aumenta com a idade avançada, mas elas podem também atingir jovens e crianças. Por serem doenças crônicas necessitam de fisioterapia reumatologica prolongada. Quanto antes tem início o tratamento maiores as chances de melhora na qualidade de vida do paciente.
O diagnóstico precoce é essencial para evitar maiores prejuízos à saúde do paciente, evitando sequelas que podem incapacitar o paciente de forma definitiva.
A fisioterapia reumatológica vem para tratar os sintomas e sequelas ocasionadas pela degeneração e aspecto crônico das doenças reumáticas.
Não existe cura para as doenças degenerativas reumáticas, mas com o tratamento apropriado aplicado por um profissional especializado pode haver a estabilização do quadro de avanço da doença para que o paciente alcance uma melhora de qualidade de vida e possa conviver com a enfermidade.