A fisioterapia ortopédica e traumatológica visa o tratamento de disfunções osteomioarticulares e tendíneas causadas por traumas e suas consequências, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas.
A fisioterapia ortopédica e traumatológica trabalha a reabilitação de:
A fisioterapia ortopédica e traumatológica trabalha a reabilitação de:
Na fisioterapia ortopédica e traumatológica são utilizados recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia para reabilitação de pacientes. Dentre os recursos eletrotermofototerápicos temos:
Na terapia manual são utilizadas técnicas de manipulação e mobilização articular como:
Além disso, são utilizados exercícios cinesioterápicos para ampliar e melhorar o movimento, aumentar a força muscular, treinar a propriopercepção e promover o retorno às atividades normais do paciente.
A combinação dos recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia tem por objetivo tratar rigidez, diminuir algias e promover reeducação postural.
A fisioterapia ortopédica traumatológica visa o tratamento de várias disfunções tais como:
Atua também como método de prevenção com uma avaliação detalhada do paciente para observar desequilíbrios musculares e maus hábitos posturais adquiridos durante a rotina diária que podem levar a fraturas e lesões. No âmbito ocupacional o paciente muitas vezes fica exposto a rotinas de movimentos repetitivos que podem gerar lesões no sistema musculoesquelético devido a utilização excessiva e falta de tempo para recuperação. A fisioterapia ortopédica traumatológica adota medidas educacionais quanto a posturas e como garantir a saúde do sistema musculoesquelético.