A maioria das cirurgias plásticas pode ser beneficiada por procedimentos fisioterápicos no seu pós-operatório, considerando que sempre vai acontecer algum tipo de trauma para o organismo.
A fisioterapia manual pode promover controle do edema, diminuição da dor, recuperação mais rápida para o retorno às atividades diárias.
O fisioterapeuta irá determinar o método utilizado conforme o estágio de recuperação e o tipo de cirurgia pelo qual o paciente passou, além disso é avaliada a condição física geral do paciente em cada fase da recuperação ( inicial, intermediária ou tardia).
O início do tratamento pode ser ainda no bloco cirúrgico ou sala de recuperação. Fisioterapeuta coloca taping no hospital, logo após a cirurgia. Taping intraoperatório tem como objetivo diminuir a resposta inflamatória, controle do edema (inchaço), promover uma melhora no processo de cicatrização do paciente, prevenindo assim a formação de fibrose.
Após 5 a 7 dias o taping é retirado e começam as sessões de fisioterapia manual.
Caso o cirurgião opte por não colocar taping no hospital, as sessões de fisioterapia manual podem começar após 48hs da cirurgia.
O número total de sessões a serem realizadas vai depender de quando o paciente começar o tratamento após a cirurgia, do tipo de cirurgia que foi realizada…
Se o paciente começar a fisioterapia no pós-operatório imediato, até 5 dias após o procedimento, geralmente de 4 a 10 sessões.
O procedimento deve ser realizado por um profissional especializado. Que tenha conhecimento necessário para aplicação correta do técnica de terapia manual adequado às necessidades do paciente.