A fibrose faz parte do processo de cicatrização, trata-se de uma cicatriz interna formada pelo tecido conjuntivo após um trauma nos tecidos.
Quando o paciente realiza uma cirurgia plástica, o tecido está em processo de cicatrização e é natural que neste processo ocorra a formação de fibrose. É preciso deixar claro que faz parte do pós-operatório, e que a realização da terapia manual é fundamental para que esta fibrose não se torne excessiva.
Neste artigo, vamos entender como a fibrose ocorre, quais são as causas e qual o melhor tratamento para que o seu pós.
A fibrose é uma condição médica em que o tecido conjuntivo se torna anormalmente espesso e rígido. A cirurgia plástica é um tipo de cirurgia que pode causar fibrose, especialmente quando os incisões são feitas na pele. A fibrose após a cirurgia plástica pode levar à formação de cicatrizes hipertróficas ou queloides. Aprenda mais sobre a fibrose após a cirurgia plástica, incluindo como ela se forma e como ela pode afetar sua saúde. Neste artigo, você vai aprender os fatos sobre a fibrose depois da cirurgia plástica. Você vai descobrir quais são as chances de desenvolvimento desta condição e quais são os tratamentos disponíveis.
O que é fibrose?
Da mesma maneira que a nossa pele entra em um processo de cicatrização e ocorre a formação daquelas “casquinhas”, quando os tecidos sofrem alguma lesão mais profunda, como é o caso de uma cirurgia plástica, eles entrarão no processo de cicatrização formando cicatrizes internas que chamamos de fibrose.
Quais são as causas da fibrose após cirurgia plástica?
A fibrose é uma resposta natural do nosso corpo após sofrer alguma lesão, principalmente quando falamos de cirurgia plásticas. Entretanto, há algumas causas que podem levar a paciente desenvolver uma fibrose excessiva:
- Praticar atividades intensas sem liberação médica;
- Não respeitar as orientações de repouso;
- Mau uso da cinta cirúrgica;
- Realizar um pós-operatório com o tratamento inadequado.
O que é a fibrose excessiva?
A verdadeira preocupação no pós-operatório é quanto ao desenvolvimento da fibrose excessiva. Isso ocorre quando o corpo produz excessivamente fibras de colágeno, responsáveis pela recuperação do tecido, levando uma formação que pode causar uma deformidade na pele e à perda de elasticidade.
Qual o melhor tratamento para a fibrose após a cirurgia plástica?
Agora que entendemos o que é a fibrose, até qual ponto ela é natural após realizar a cirurgia plástica, vamos falar sobre o melhor tratamento para evitar deformidades causadas pela fibrose.
A escolha do profissional responsável pelo seu pós-operatório é tão importante quanto a escolha do profissional para realizar a cirurgia plástica. Pois é ele que tratará a recuperação dos seus tecidos com a melhor técnica e expertise para evitar um resultado ruim na sua cirurgia.
Abaixo trouxe algumas das principais dúvidas que escuto no consultório ou nas redes sociais.
Quanto tempo demora para desaparecer a fibrose?
Depende da profundidade da sua cirurgia plástica. Há casos em que a fibrose desaparece em até 60 dias e outros em até 90 dias. Geralmente, cirurgias plásticas realizadas no abdômen são feitas com uma abertura maior na cavidade, por isso o processo de cicatrização completo é mais demorado.
Neste conteúdo falei com mais detalhes sobre o pós-operatório das 5 cirurgias plásticas mais comuns.
O que fazer para diminuir a fibrose?
Seguir as orientações do seu médico e fisioterapeuta é a mais importante. Além disso, você deve:
- Evitar esforços excessivos;
- Garantir o máximo de repouso possível;
- Incluir a terapia manual no seu plano de tratamento pós-operatório.
Sempre que pensar em realizar uma cirurgia plástica, encontre um fisioterapeuta de confiança para construir um plano de tratamento pós-operatório. É este planejamento que fará o resultado da sua cirurgia ser ainda melhor. Além de evitar a fibrose excessiva.
É por isso que o fisioterapeuta é a melhor escolha para o seu pós-operatório. Através da terapia manual, a formação de fibrose é tratável, evitando o surgimento de deformações, reabilitando adequadamente aquele tecido afetado e trazendo um resultado satisfatório para o paciente.