CASO DO PACIENTE
Paciente M.D de Porto Alegre, sexo feminino, 34 anos, chegou ao consultório com queixas de dor de cabeça, diagnosticada com cefaleia tensional.
Foram realizadas algumas sessões de liberação miofascial, seguida de Pilates para fortalecer e alongar a musculatura do pescoço e cintura escapular, a qual estava debilitada devida a tensão sobrecarregada a ela.
Com isso, a paciente se mantém até hoje sem dores de cabeça, e quando a tensão do dia a dia acaba ocasionando alguma crise, fazemos uma sessão de fisioterapia, evitando assim que o problema torne-se crônico novamente.
A mesma paciente se beneficiou também da Fisioterapia Manual e do Pilates em um dos momentos mais importantes da sua vida, em sua primeira gestação. A Paciente foi diagnosticada com espondilolistese (escorregamento de um corpo vertebral sobre o corpo vertebral adjacente) e duas hérnias discais na coluna lombar pelo seu traumatologista, o qual lhe comunicou também que ela não poderia ter um parto normal devido aos seus problemas na coluna.
Após uma avaliação criteriosa e muita conversa, combinamos que iríamos fazer duas sessões de Pilates por semana e uma de fisioterapia manual com liberação miofascial.
Os exercícios de Pilates foram focados para fortalecimento de membros inferiores e paravertebrais, de alongamento e mobilidade da coluna. Todos adaptados conforme as fases da gestação.
O resultado do tratamento foram nove meses de gestação sem crises de dor lombar e um parto normal!