TERAPIA MANUAL

A terapia manual é uma área especializada da fisioterapia, consiste em abordagens e exercícios terapêuticos empregados através de técnicas manuais específicas com o objetivo de influenciar a capacidade de reparo do organismo. Os objetivos da Terapia Manual são de promover o equilíbrio do Sistema Muscular, Esquelético e Neural, proporcionando alívio dos sintomas associados a patologias que o paciente apresenta.
Com a terapia manual o fisioterapeuta aprende a avaliar como um todo seu paciente. A terapia manual não é apenas uma especialidade para utilização de técnicas de mobilização passiva, os terapeutas manuais utilizam inúmeras técnicas e procedimentos, como massagem de tecidos moles, facilitação neuromuscular proprioceptiva, eletroterapia, análise ergonômica, exercícios para melhora da força, coordenação, flexibilidade, estabilização segmentar, manipulação de alta velocidade, mobilização articular e mobilização neural.
Os Objetivos da Terapia Manual são:
1- Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores.
2- Entender a relação entre as alterações do movimento normal com a má função dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório.
3- Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas manipulativas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.
4- Aplicar os conceitos de fisioterapia manipulativa em todos os tipos de queixas de dores músculo-esqueléticas, reumatológicas, ortopédicas e traumatológicas.

RPG_PB

 

R_site

51 3086.4506
CONTATO@FERNANDAREALI.COM.BR | AV. 24 DE OUTUBRO 1681|601