Somente fisioterapeutas são capacitados para realizar a técnica de Liberação Tecidual Funcional (LTF), o curso é administrado pela idealizadora da técnica, Mariane Altomare, e a marca foi patenteada ! Apenas profissionais capacitados estão aptos a realizar a técnica e obter bons resultados, qualquer manobra feita em excesso pode acabar por produzir mais tecido cicatricial e consequentemente mais fibrose. O tratamento adequado respeita as características do tecido cicatricial, não provocando microtraumas e nem causando dor!
O fisioterapeuta deve conduzir o processo cicatricial sem estimulá-lo. Devemos amenizar a fase inflamatória do processo cicatricial, para assim diminuir tudo que é produzido em excesso na fase proliferativa, a qual é essencial para prevenção de adesões. Por fim chegar na fase de remodelamento com o tecido sem fibrose, com colágeno depositado de forma regular e organizado, precisando apenas degradar qualquer excesso que tenha restado das outras fases.
O pós operatório feito por um fisioterapeuta irá proporcionar um resultado final satisfatório tanto para médico, quanto para o paciente. Em um pós operatório acompanhado por um profissional adequado, todos ganham no final!