AV. 24 DE OUTUBRO 1681 | Sala 501

51 99998.2111

Checklist: 10 coisas proibidas no pós-operatório da cirurgia plástica!

pós-operatório da cirurgia plástica

O pós-operatório da cirurgia plástica é fundamental para o resultado positivo que o paciente busca na cirurgia plástica.

A busca por melhorar a nossa autoestima está cada vez maior. As cirurgias plásticas são fundamentais na correção desses pequenos defeitos que nos incomodam ao longo da vida. Porém, para conquistar o resultado esperado, é fundamental seguir as recomendações passadas pelo fisioterapeuta/médico responsável no seu pós-operatório.

Neste artigo, apresentamos uma checklist com o que você não deve fazer no pós-operatório da cirurgia plástica. Vamos lá?

pós-operatório da cirurgia plástica

Evite drenagem linfática!

Aqui vem polêmica: é preciso desmistificar que a drenagem linfática no pós-operatório de cirurgias plásticas é o ideal, porque não é!

Muitos médicos ainda recomendam sessões de drenagem para seus pacientes, porém é preciso deixar claro que a drenagem faz isso.

A terapia manual que reabilitará adequadamente o tecido afetado, amenizando o seu processo inflamatório sem estimular a formação de mais tecido cicatricial.

Procure um bom fisioterapeuta para realizar a terapia manual no seu pós-operatório!

Este ponto é fundamental, apenas o fisioterapeuta é capacitado para realizar terapia manual no seu pós-operatório.

É muito comum receber pacientes com problemas de fibrose excessiva e que foram causadas pela falta da terapia manual ou realizado por profissionais não capacitados para tal. O papel do fisioterapeuta é reabilitar aquele tecido que sofreu uma lesão.

Se o fisioterapeuta não realizar as manobras adequadas que respeitem as características do tecido cicatricial, pode provocar microtraumas e dor, além de desenvolver a fibrose excessiva.

Se você quer saber as principais diferenças entre a drenagem linfática e a terapia manual, este artigo fala especificamente entre elas e qual a melhor para o pós-operatório. Acesse aqui!

Além dessas recomendações para que o seu resultado final seja satisfatório, elenco recomendações básicas:

Evite a exposição solar

Evite ficar no sol após a cirurgia plástica. Caso não haja alternativa, utilize protetor solar com FPS acima de 30, bonés, chapéus e roupas que protejam a região.

Hidrate seu organismo!

Sim, parte do processo saudável de recuperação é evitar que a sua pele fique ressecada e para isso, beba bastante água que tornará sua pele e seu organismo ainda mais saudável. O mesmo vale para banhos quentes, a melhor recomendação para o seu pós-operatório é um banho morno e curto, com uso de sabonetes hipoalergênicos.

Converse com seu médico para que ele te recomende as melhores opções!

Não coce as feridas!

É normal sentir coceira nas incisões cirúrgicas, mas resista à tentação de coçá-las! Além de ser extremamente arriscado mexer nas feridas abertas, você também pode causar infecções ou atrasar o processo de cicatrização .

Outra dica importante: não fume!

O tabagismo interrompe o fluxo sanguíneo para as feridas cirúrgicas , impedindo que elas cicatrizem corretamente.

Evite atividades físicas até a liberação do seu médico!

Siga todas as instruções do seu médico quanto à realização de exercícios , cuidados com as incisões e outras atividades no período pós-operatório da cirurgia plástica. Essas instruções foram estabelecidas para garantir que você tenha uma recuperação rápida e segura, então siga-as à risca!

Não use roupa apertada ou que possa irritar a ferida.

Outro ponto pouco comentado, evite usar roupas muito apertadas ou com tecidos duros que possam incomodar a área da ferida.

Usar roupas muito justas pode causar atrito contra a pele e atrasar o processo de cicatrização. Além disso, é importante evitar o calor excessivo na área operada, por isso é recomendado não tomar banho quente ou passar tempo em locais abafados.

Por fim, a escolha de realizar uma cirurgia plástica deve ser pensada com muita responsabilidade. Pois o resultado que esperamos dela depende de uma soma de diversas escolhas, que vão dos bons profissionais, como médico e fisioterapeuta, até os cuidados em casa após a realização.

Compartilhe nas suas redes

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Olá, como posso lhe ajudar?